Pular para o conteúdo principal

O amor é um prédio

Cientificamente falando, não sabemos lidar com muitas opções. Não sou eu que digo, é a neurociência. O cardápio que fica à tua disposição é vasto e tu nunca escolhes.

A escolha, meus queridos, se tornou privilégio. Descobri isso dia desses.

Mentira, foi há uns 5 anos, quase. Mas descobri que a escolha certa tem um impacto grande. É compromisso grande. E quase ninguém tá preparado, ainda.

Quase ninguém tá preparado pro privilégio que é o amor. Privilégio cheio de trabalho.

Eu sempre achei que o amor fosse uma questão de humanas, mas é muito mais de exatas. Bem, eu entendi que é mais simples viver o amor quando a gente racionaliza ele. 


-É o que, pô?


-Calma, deixa eu explicar: tudo o que é simples dá trabalho. Já fizesse um slogan? Dá um trabalho do caralho colocar 3 palavras numa frase e o resultado ficar espetacular. É simples, e deu um trabalho danado.


-Fazer slogan é complexo e você sabe disso.


-Dá trabalho, mas o resultado é simples. Foque no resultado. O fato é que ninguém aceita que dá trabalho, e aí romantizam as situações. 


-Romantizam fazer slogan?


-Não, romantizam o amor. Quando a gente deixa as coisas mais práticas, funcionais e transparentes, o terreno fica fértil pro desenvolvimento de qualquer coisa. Pronto, pra fazer um slogan, você não espera a iluminação divina, você testa.


-Que nem no amor. A gente sai testando até conseguir a pessoa certa.


-É, talvez. Mas é diferente. Existe uma diferença entre sair jogando palavras soltas num papel e ter um motivo pra sair jogando as palavras soltas num papel.


-Tudo bem, continue.


-O problema é que a gente não sabe - e não quer - escolher o que dá trabalho.

Vejam bem, voltando pra questão do romantismo: ele não presta no longo prazo. Os lindos botões de flores que você recebe, murcham no outro dia. É fugaz. Embeleza e perfuma o espaço, mas vira lixo logo em seguida. E aí entra a história do funcionalismo.


-Não acredito que tu tá colocando produtividade no meio do rolê...


-Não é produtividade. É eficiência. As pessoas complicam relações que poderiam ser mais simples e transparentes. Ter um foco, um objetivo.


-Já tá racionalizando demais...


-Tudo na vida tem um objetivo. Até nossas escolhas emocionais - já que todas elas são emocionais - tem uma finalidade. O negócio é que raramente se verbaliza essa necessidade.


-Não tô entendendo.


-As pessoas poderiam ser mais sinceras. Acho engraçado que puta virou xingamento, só que é um trabalho até louvável. Nada mais é que uma troca clara por dinheiro. Hoje as pessoas ficam com medo de nomear os relacionamentos por medo de serem julgados, talvez? Eu acho que é por não saberem o que querem. E aí entra a questão da escolha. Que ninguém sabe escolher direito. E não está pronto para o privilégio nem para o trabalho que dá construir o amor. E essa palavrinha se torna algo inalcançável, justamente porque romantizam demais ela. Deveriam tratar o amor menos como uma flor que morre no outro dia e mais como um edifício.


-Como assim?


-Dá um trabalho da porra montar um prédio.


-E são muitas pessoas construindo.


-Sim, cada uma com um papel bem definido. Mas o fato é que um prédio lindo, que dura e que não desaba com qualquer vento, tem muita técnica envolvida.


-Peraí, o amor é um prédio?


-É.


-E precisa de técnica pra amar, é? Prooonto.


-É, bebê. Nem todo mundo sabe amar. Nem todo mundo tá preparado pra isso. Como nem todo mundo sabe construir prédio.


-E qual a faculdade do amor?


-Não tem. Nem tem prova. Mas tem uns indicadores-chave que fazem a pessoa saber que tá indo no caminho certo. Principalmente se for um relacionamento a dois, porque esses indicadores servem também pro amor próprio.


-Não acredito nisso, não. Tá de brincadeira né?


-Cuidado, admiração, respeito. Esses são os principais.


-Mas isso eu já sabia. 


-Mas quase ninguém coloca em prática. Você sabe, mas se seus níveis de cuidado, respeito e admiração estiverem em baixa, não tem santo no mundo que faça esse projeto dar certo. E no relacionamento de dois, os dois precisam estar equilibrados.


-E como vamos saber disso?


-Alinhamentos trimestrais.


-Puta merda, é sério isso?


-Tu já viu um projeto dar certo sem acompanhamento? Eu tô falando sério, dá trabalho. E por isso que eu digo: quase ninguém tá preparado.


-Você disse que era simples.


-Mas que também era trabalhoso. Construir um prédio, pra quem tá disposto a isso - ou seja, fez faculdade, cursos, se capacitou, foi atrás dos melhores... É simples. Tem um passo a passo pra ser feito. Obviamente a rotina demanda alguns desgastes, que dão trabalho. Mesma coisa nos relacionamentos. Se você fica esperando que o amor desabroche como um botão de rosa, boa sorte meu querido. É mais planejamento e ação do que forças do acaso.


-Então o amor é um prédio.


-É, um prédio.


-E fazer um prédio é simples?


-Ok, talvez não seja tão simples, não sou engenheiro. Mas é mais fácil construir um prédio do que gerenciar uma agência de publicidade.


-Qualquer coisa é menos complexa que isso.


-Então o amor é um prédio e pronto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2014

Por dois dias seguidos vi o mesmo boné. No ônibus e na parada do ônibus. Necessariamente nessa ordem. "Feliz 2014!" estava escrito nas costas do boné. Boné que vestia a cabeça de um velhinho. Velhinho que parecia o carteiro que entregava cartas na rua da minha casa, quando eu ainda morava em Recife. Saudades Recife. Lá eu nunca tive o problema com os ônibus que vão "Via Praça". Ai! Como eu tive ódio desses ônibus nessa semana… Todos os que passavam queriam me levar para o Alecrim. Ai! Como tive ódio do Alecrim. Na verdade, tive mais ódio dos ônibus "Via Praça" que nunca praçavam. Só hoje tive vontade de chorar duas vezes. Não pelos ônibus perdidos e não vindos, nem pelo término do namoro (que continua lindo, firme e forte), nem mesmo pela situação política do país, nem pela gordurinha que começa a se acumular em alguma parte ainda não vista pelos meus olhos, mas vistos pelos olhos dessa consciência hipocondríaca, vaidosa e meio desorientada que insiste

Quatro olhos

Lá estava ela, sentada com pernas cruzadas sob dois travesseiros e um computador. Sem internet. Lastimante - e ao mesmo tempo saudável - saber que aquele era o único cômodo da casa que o sinal wifi não chegava. Esse era um dos motivos para ela estar vasculhando suas estantes de livros – tanto reais como virtuais, e tentando não se apaixonar por qualquer um que estivesse na sua lista de “Para Ler”; pelo menos até conseguir chegar ao fim dos quatro mundos retangulares e deixados um pouco de lado no seu criado-mudo. Estranho era ela rememorar o estanho dos olhos castanhos do menino de cabelos pretos. Que por um motivo muito claro, a sigla Sb veio à sua mente, e no mesmo instante criou a imagem de um sabão. O que não deveria ser um conjunto muito bom de pensamentos. Mas que poderia ser. Condicional. Tudo é bom se usarmos o “se”, o qual é, geralmente, acompanhado por um verbo. Contudo, mesmo que a ação de verbalizar algo incerto seja satisfatório - ao invés de simplesmente brincar com

Desconhecido

" Ação retrógrada, Nada me agrada, Caio no abismo levado pela avalanche Que a este enche. Junto com as distrações e enganos Não posso mais confiar em mim, Meus sentidos humanos. Caio fora do planeta, mas nunca serei sol Mato a barata com veneno aerosol Para que? Para que estou escrevendo isso? Liberdade de transcrever sem nenhum compromisso. Nem a ciência sabe tudo Por que eu deveria saber? Sou o fim desta cadeia carbônica Sou um selvagem na era eletrônica Uma imagem que se desvanece Quando perco o controle e você aparece Sua face me sorrindo, ainda estou pedindo Ao fim do que tudo foi um dia Sou eu percebendo meu corpo caindo De tantos tremores que pela madrugada podia Estar sendo o fim do que algo foi há tempos atrás Todos os nossos sentimentos contrários Por todas as nossas precipitações Agora já não é mais tão envolvente Para explicar tudo isso com poucas citações Que se concluem para agir como um solvente De todos estes me